segunda-feira, 18 de maio de 2009

De onde surgem as idéias?


Olá a todos mais uma vez.

Bom, gostaria de dizer que a Tae está finalizando o design do logotipo do novo fanzine, Odessa, e vamos esperar ela termina-lo para postar mais informações sobre o projeto, bem como sua sinopse e characters designs.

Enquanto isso, gostaria de falar um pouco sobre o processo de criação de nossos fanzines. Isso não é uma regra, mas na maioria das vezes a idéia de uma história vem quando se menos espera...por exemplo, a idéia para a criação do Insecta Sapiens surgiu durante uma viagem de ônibus a caminho da faculdade.

O fator de inspiração foi uma ilustração feita pelo Khriztian durante uma das aulas do curso de quadrinhos do estúdio Dínamo, no qual ele desenhou um grupo de heróis baseados em estilos musicais, como heavy metal, J-rock, etc. e, já que em breve estaríamos trabalhando no projeto de conclusão do curso, sugeriu que fizéssemos um fanzine em grupo com aqueles personagens.

A princípio a idéia foi aceita, mas nada estava definido com certeza... faltava ainda falar com o resto do pessoal e descobrir se ninguém mais tinha alguma outra idéia para o projeto. Foi logo após isto que o inusitado aconteceu!

Eu estava no ônibus relembrando uma conversa que havia tido com o Khriz sobre tokusatsus e outros seriados parecidos e o quanto queríamos poder rever todos eles quando pensei "e se fizéssemos como trabalho de conclusão um fanzine com o tema tokusatsu?"


Logo, peguei um caderno e rabisquei algumas idéias sobre o tema para, ao chegar em casa, enviar um e-mail expondo a idéia a todos do grupo (que na época não eram um estúdio, apenas um grupo de amigos). Todos concordaram e, após várias modificações e discussões, chegamos até o Insecta Sapiens que todos conhecem (a propósito, o nome do fanzine foi a Tae que sugeriu)!

Com relação ao Odessa, a história é um pouco diferente. A idéia deste projeto está na minha cabeça a muitos anos, antes mesmo de conhecer o pessoal que agora integra o estúdio Mirus, mas nunca tive capacidade suficiente para desenhar a história eu mesmo, então fui deixando-a de lado para um dia retoma-la.

Foi durante finalização do 2º capítulo do Insecta Sapiens que ela voltou a ativa! Trabalhar em um só tema acaba se tornando cansativo e todos nós já estávamos ficando entediados de ver insetos e gosma desenhados por todos os cantos... então, decidimos criar um projeto em paralelo ao Insecta Sapiens, já que tinhamos dois desenhistas a disposição!


Após estudarmos vários projetos de cada um dos integrantes, optamos pelo Odessa, que, como era bem antigo, já estava bem definido (mas vocês provavelmente ainda verão todos os outros projetos :D).

Enfim, após esta gigantesca e cansativa postagem, venho mais uma vez agradecer a todos que acompanham nosso blog e ao grupo de amigos com o qual tenho muito orgulho de trabalhar!

PS: a moral de tudo isso era só para mostrar alguns desenhos bem antigos que temos \o/

GK'

2 comentários:

Maurício Dias disse...

Otimo texto. É assim mesmo. Gosto muito desse tipo de história de como as coisas surgiram.

DanielHDR disse...

Sabe, Gabriel... o tema Tokusatsu tem rondado a mente dos alunos do curso a mto tempo. Tem sido bacana ver o Insecta acontecer cada vez mais por la tbem, pq foi a primeira idéia que ficou mais estruturada e tem se desenrolado :)